domingo, 3 de janeiro de 2016

Como tirar o lag, aumentar FPS e turbinar o PC


O sonho de qualquer pessoa que tem o computador "razoável", ou que não tem muito desempenho, é ganhar fps pra jogar aquele game, e tirar o lag. Pensando nisso, eu peguei na internet toda informação possível, e reuni nesse artigo para ajudar vocês.

Índice:

Contig.exe
Ajustar o desempenho
Desativar temas visuais (Especial pra Windows Vista e 7)
Remover os Gadgets da área de trabalho (Especial para Windows Vista e 7)
Opções de Energia
Desinstalar programas inúteis
Usar todos os núcleos do processador
Limpeza de disco
Programas iniciados com o Windows
Modo de Exibição
Background preto
Limpeza com o CCleaner
Desfragmentar o disco
System.ini
Alterar Regedit
Desativar drwtsn32

1ª dica: Contig.exe

Baixe este arquivo e salve em um local desejado.
Para baixar: Clique no link acima, logo depois vai abrir uma página do AdF.ly, espere 5 segundos e clique na parte superior direita em "Fechar Propaganda" ou "Skip Ad".
O arquivo vai vir zipado (em formato .zip). Extraia ele com o WinRAR ou qualquer outro descompactador.
Quando você descompactar, vai ter uma pasta, abra ela e copie o arquivo "Contig.exe", e cole na pasta de algum programa ou jogo que você quer que melhore o desempenho.
Feito isso, vá na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse, e depois clique "Novo" > "Atalho".


Vai abrir uma nova janela. Onde está "Digite o local do item:", clique em "Procurar...", e localize a pasta do programa ou jogo que você colocou o "Contig.exe", clique nele e depois em "OK".


Agora, antes de clicar em "Avançar", no código que apareceu embaixo de "Digite o local do item:", no fim do código, aperte ESPAÇO, e digite sem as aspas "-S". Lembrando que o "S" tem que ser maiúsculo. Exemplo:


Agora sim clicamos em "Avançar". Depois de ter avançado, de um nome para o atalho (pode deixar o que está la) e clique em "Concluir".
Agora que terminou, na área de trabalho, clique com o botão direito sobre o atalho e depois em "Executar como administrador". Vai abrir uma janelinha, e clique em "Sim", depois vai abrir outra e você clica em "Agree", e agora vai começar a carregar um monte de arquivos no CMD, isso significa que está desfragmentando os arquivos do programa ou jogo, aumentando fps e/ou desempenho.


2ª dica: Aumentar o desempenho

Vá no menu iniciar, e pesquise sem aspas por "Ajustar a aparência e o desempenho do Windows", e clique no primeiro que aparecer.


Agora abriu uma nova janela chamada "Opções de Desempenho". Vai ter um monte de opções marcadas, desmarque todas elas e deixe marcado apenas:

☑ Usar fontes de tela com cantos arredondados
☑ Mostrar miniaturas em vez de ícones

Agora clique em "Aplicar" e em seguida "OK".

3ª dica: Desativar temas visuais (Especial para Windows Vista e 7)

Clique na área de trabalho com o botão direito do mouse e em seguida clique em "Personalizar". Agora no "Temas Básico e de Alto Contraste (6)", clique em "Tema clássico do Windows".


4ª dica: Remover os Gadgets da área de trabalho (Especial para Windows Vista e 7)

Os gadgets consomem uma quantidade significativa de memória do sistema, diminuindo o desempenho, e para quem tem o PC fraco, é altamente recomendável você remover eles. Vamos fazer isso apenas clicando ao seu lado direito no  em todos os Gadgets.


5ª dica: Opções de Energia

Agora vamos em uma parte crucial para aumentar o desempenho do computador.
Vá no painel de controle, depois clique em "Sistema e Segurança", e em seguida "Opções de Energia".
O seu provavelmente vai estar assim:


Agora clique em "Mostrar planos adicionais", e marque "Alto desempenho".

Agora é só fechar.

6ª dica: Desinstalar programas inúteis

Muitas pessoas baixam programas sem se preocupar com o que pode acontecer com o computador, e isso não é só problema de iniciante, muitos experientes na área também comete este erro.
Para remover, vamos no painel de controle, clique em "Programas", em seguida "Programas e Recursos".
Desinstale tudo o que você sabe que não vai usar, ou que não usa a muito tempo e só ocupa espaço.
ATENÇÃO: Não desinstale programas que você não sabe a utilidade.

7ª dica: Usar todos os núcleos do processador

Aperte Win+R (botão do Windows mais a tecla R ao mesmo tempo). Vai abrir o Executar, agora digite sem as aspas "msconfig", e clique em "OK".
Na janela que abrir, clique na aba "Inicialização do Sistema", depois em "Opções avançadas...".
Na nova janela que abrir, marque a caixa "Número de processadores:". Agora clique na barra de seleção, e ponha o maior número de processadores que você conseguir.


Após isso, clique em "OK", e agora em "Aplicar", e novamente "OK". Vai abrir uma janela pedindo pra reiniciar o computador para que as alterações sejam salvas, eu recomendo que você reinicie, clicando em "Reiniciar".

8ª dica: Limpeza de disco

Aperte Win+R (botão do Windows mais a tecla R ao mesmo tempo), vai abrir o Executar, agora digite sem as aspas "cleanmgr", e clique em "OK".
Na janela que abrir, escolha a unidade que você quer limpar (eu recomendo fazer isso com todas), e clique em "OK". Vai começar a examinar arquivos desnecessários do Windows.


Quando carregar, vai aparecer uma janela igual esta:


Marque todos os arquivos e clique agora em "Limpar arquivos do sistema". Vai abrir outra janela assim:


Depois de ter carregado, vai voltar para esta janela:


Agora marque os outros que apareceram, e clique em "OK".

9ª dica: Programas iniciados com o Windows

Versão Windows Vista/7:

Aperte Win+R (botão do Windows mais a tecla R ao mesmo tempo), vai abrir Executar, agora digite sem as aspas "msconfig", e clique em "OK".
Na janela que abrir, clique na aba "Inicialização de Programas". Lá vai ter muitas coisas marcadas, o que está marcado significa que inicia quando o Windows é ligado, só que isso pode muitas vezes deixar o PC lerdo por que tem muitos programas aberto ao mesmo tempo. Desmarque os programas que você não quer que inicie com o Windows. Lembrando que tem que deixar o "Sistema Operacional Microsoft" marcado e o seu anti-vírus.
Agora clique em "Aplicar" seguindo com um "OK".

Versão Windows 8/8.1/10:

Clique com o botão direito na barra de tarefas, e depois clique em "Gerenciador de Tarefas", na janela que abrir, clique na aba "Inicializar".
Lá vai ter vários programas habilitados, desabilite os que você não quer que inicie quando ligar o Windows, para fazer isso clique no programa que você não quer e clique na parte inferior direita em "Desabilitar".


10ª dica: Modo de exibição

Versão Windows Vista/7:

Aperte Win+E (botão do Windows mais a tecla E ao mesmo tempo), vai abrir o Windows Explorer (Meu computador), clique na parte superior esquerda em "Organizar", e depois em "Opções de pasta e pesquisa".
Na nova janela que abrir, clique na aba "Modo de Exibição". Vai ter um monte de opções marcadas, desmarque todas elas e deixe marcado apenas:

☑ Selecionar o item digitado no modo de exibição
☑ Exibir ícone de arquivo nas miniaturas
☑ Mostrar letras da unidade
☑ Mostrar manipuladores de visualização no painel de visualização
☑ Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional (Recomendado)
☑ Ocultar unidades vazias na pasta Computador
☑ Não mostrar arquivos, pastas ou unidades ocultas
☑ Usar Assistente de Compartilhamento (Recomendado)

Agora clique em "Aplicar" e em seguida "OK".

Versão Windows 8/8.1:

Coloque a seta do mouse no canto superior direito e arraste para baixo. Vai aparecer um menu, e clique em "Pesquisar" e procure sem aspas por "Opções de Pasta" e clique no primeiro que aparecer.


Na nova janela que abrir, clique na aba "Modo de Exibição". Vai ter um monte de opções marcadas, desmarque todas elas e deixe marcado apenas:
☑ Exibir ícone de arquivo nas miniaturas
☑ Mostrar letras da unidade
☑ Mostrar manipuladores de visualização no painel de visualização
☑ Ocultar arquivos protegidos do sistema operacional (Recomendado)
☑ Ocultar unidades vazias
☑ Não mostrar arquivos, pastas ou unidades ocultas
☑ Usar Assistente de Compartilhamento (Recomendado)

Agora clique em "Aplicar" e em seguida "OK".

11ª dica: Background preto

Clique na área de trabalho com o botão direito do mouse e em seguida clique em "Personalizar". Agora clique no "Tela de Fundo da Área de Trabalho".
Na nova janela que aparecer, clique ao lado de "Local da imagem:", e selecione "Cores Sólidas". Vai aparecer uma lista de cores, clique no preto.

12ª dica: Limpeza com o CCleaner

Baixe o CCleaner, instale e execute-o.
Após aberto, clique na aba "Limpeza", depois clique em "Analisar", espere carregar, e depois clique em "Executar limpeza".


Clique na aba "Registro", depois clique em "Procurar erros", espere carregar, e depois clique em "Corrigir erro(s) selecionado(s)...".


13ª dica: Desfragmentar o disco

Versão Windows Vista/7:

Aperte Win+E (botão do Windows mais a tecla E ao mesmo tempo), vai abrir o Windows Explorer (Meu computador), clique com o botão direito do mouse na unidade que você quer desfragmentar e clique em "Propriedades". Vai abrir uma nova janela, clique na aba "Ferramentas", e depois em "Desfragmentar agora...".


Versão Windows 8/8.1/10:

Aperte Win+E (botão do Windows mais a tecla E ao mesmo tempo), vai abrir o Windows Explorer (Meu computador), clique no seu HD que você quer desfragmentar com o botão direito do mouse e clique em "Propriedades". Vai abrir uma nova janela, clique na aba "Ferramentas", e depois em "Otimizar".


14ª dica: System.ini

Aperte Win+R (botão do Windows mais a tecla R ao mesmo tempo), vai abrir o Executar, agora digite sem as aspas "system.ini", e clique em "OK".
No system.ini, copie e cole em uma linha abaixo de "[386enh]" isso:

conservativeswapfileusage=1


15ª dica: Alterar Regedit

 Aperte Win+R (botão do Windows mais a tecla R ao mesmo tempo), vai abrir o Executar, agora digite sem as aspas "regedit", e clique em "OK".
Abriu o Editor do Registro.
ATENÇÃO: A partir dessa etapa, qualquer erro pode por em risco seu sistema operacional, então faça um backup por segurança, clicando em "Arquivo", depois em "Exportar", e salve em um local desejado.
Agora siga estes diretórios:

HKEY_CURRENT_USER > Control Panel > Desktop

Mude o valor da chave "HungAppTimeout" para "5000".
Mude o valor da chave "WaitToKillAppTimeout" para  "3000".
Mude o valor da chave "MenuShowDelay" para "1".

Agora siga este outro diretório:

HKEY_LOCAL_MACHINE > System > CurrentControlSet > Control

Mude o valor da chave "WaitToKillServiceTimeout" para "3000"

Vá neste outro diretório:

HKEY_LOCAL_MACHINE > SYSTEM > CurrentControlSet > Control > FileSystem

Agora vamos criar dentro da Parameters um novo valor DWORD. Clique com o botão direto no espaço em branco do lado direito (na pasta FileSystem), e clique em "Novo" > "Valor DWORD (32 bits)" e coloque o seguinte nome sem as aspas "ContigFileAllocSize".
Clique duas vezes com o botão esquerdo do mouse sobre o valor que você acabou de criar, vai abrir uma janela, e em "Dados do valor:", coloque sem as aspas "200", e em "Base", deixe marcado "Hexadecimal" e clique em "OK".

Agora é só fechar.

16ª dica: Desativar drwtsn32

Baixe este arquivo e execute-o.

Para baixar: Clique no link acima, logo depois vai abrir uma página do AdF.ly, espere 5 segundos e clique na parte superior direita em "Fechar Propaganda" ou "Skip Ad".

Reinicie o PC após aplicar essas dicas.


E este foi o Como Alguma Coisa de hoje, fique ligado e até a próxima.

Última atualização: 08/01/2016

Tags adicionais: tirando lag do pc, como melhorar o pc, como turbinar o pc, youtube, tirando lag do pc tutorial, como tirar o lag do pc, como deixar o pc rapido, como desfragmentar o disco, como mudar os programas que inicia com o windows, atalhos do windows, como fazer limpeza de disco, atalho que abre limpeza de disco, como usar todos os núcleos do pc, como usar todos os núcleos do computador, como desinstalar programas, como aumentar desempenho do pc, como mudar configurações na opções de energia, como remover gadgets, como remover gadgets da area de trabalho, como remover gadgets do windows, como desativar temas visuais, wesley, wesley ferreira, wesley ferreira br, site wesley, site wesley ferreira, blog wesley, blog wesley ferreira, como ajustar desempenho do windows, como ajustar desempenho do pc, como usar o contig, download contig, download contig.exe, como tirar lag do jogo, como aumentar fps, aumentar velocidade de processamento do pc, melhorando o computador
Compartilhar Google+
←  Anterior Proxima  → Página inicial

Comente com o Facebook: